top of page
Ondas de choque - Clínica fipi

Tratamento por ondas de choque

Tratamento por ondas de choque - Clínica fipi

O que é o tratamento por ondas de choque?

O tratamento por ondas de choque aplicado em Maceió, na clínica fipi, é um tratamento ortopédico para o tratamento da dor. Dores crônicas ou lesões podem ser muito incômodas e devem ser avaliadas por um ortopedista especialista, somente o seu médico de confiança poderá indicar o uso de tratamento por ondas de choque.


O tratamento funciona de maneira que ondas de choque, através de impulsos de energia acústicos direcionados, estimulem a área afetada, melhorando a vascularização e, portanto, a cicatrização da lesão - de maneira não invasiva. 

 

O tratamento por ondas de choque pode ser utilizado em algumas situações, determinadas pelo médico ortopedista fipi, em Maceió, a depender de sua avaliação individual, podendo ser:

- esporão de calcâneo

- bursite de ombro e quadril

- fibromialgia

- lesões e dores na coluna
- lesões e dores no joelho
- lesões e dores esportivas
- tendinite
- epicondilite (cotovelo de tenista)
- fascite plantar

Em casos como estes, o tratamento por ondas de choque pode auxiliar o paciente de maneira que a recuperação da sua lesão ou diminuição e cuidado com a dor seja tratada de maneira mais rápida, gerando alívio e minimizando os efeitos colaterais possíveis durante a ingestão de medicações via oral, mais fortes. Os gastos com a medicação também são menores, auxiliando o paciente durante o tratamento.


A recuperação também tende a ser mais rápida, pois está exatamente direcionada à lesão ou dor e em alguns casos é possível evitar a imobilização. 

 

O tratamento por ondas de choque é contra indicado apenas para pessoas que tenham outros problemas na região da dor, ou ligados à coagulação (ou medicados para problemas de coagulação), grávidas e crianças, sendo então, um tratamento muito acessível e muito prescrito. 

 

Consulte seu médico ortopedista da clínica fipi para avaliar sua lesão ou dor crônica e descobrir se o tratamento por ondas de choque pode ser uma solução para o seu tratamento.

As dores crônicas atingem, cada vez mais, a geração atual. São os maus hábitos, má postura, falta de tempo para exercícios e, claro, os traumas pela práticas excessiva ou incorreta de exercícios físicos, além do desgaste natural do corpo humano.
A terapia por ondas de choque têm sido utilizada como opção para o tratamento das dores no corpo.  

 

O tratamento por ondas de choque é considerado um tratamento não invasivo e que emite ondas sonoras capazes de aliviar dores e inflamações por lesões, traumas e dores crônicas nos ossos, articulações, nervos, muscular e ósseos.

Algumas doenças comuns atualmente, e que atrapalham de maneira intensa a qualidade de vida de muitos pacientes, como:
- tendinite
- esporão
- bursite
- fascite

- epicondilite

O tratamento por ondas de choque podem amenizar bastante as dores causadas por essas doenças, auxiliando o paciente a se movimentar e viver melhor no dia a dia.

É imprescindível alertar que o tratamento por ondas de choque não se trata, em alguns casos, da regeneração do problema, mas sim, do auxílio e contenção das dores, principalmente crônicas.
Em casos mais graves como aqueles que envolvem os ossos, as ondas de choque auxiliam na dor, mas uma cirurgia pode ser recomendada pelo médico ortopedista especialista em Maceió. Ele avaliará a profundidade e as causas das dores.

Os benefícios do tratamento por ondas de choque são: 

- redução da inflamação

- alívio de inchaço

- alívio de dores locais

- estimulação de vasos sanguíneos

- melhor oxigenação 

- reparação de lesões

- aumento da produção de colágeno

- reparação dos músculos

- reparação de ossos

- reparação de tendões

É importante que todas as possibilidades sejam avaliadas pelo médico ortopedista em consultas clínicas e que suas indicações médicas sejam seguidas à risca, evitando cirurgias ou, ao contrário disso, partindo justamente para a cirurgia do ombro como primeira opção, em caso de traumas, o que evitará problemas ainda mais graves ou permanentes.

Tratamento por ondas de choque - Clínica fipi

O tratamento por ondas de choque, portanto, é considerado uma fisioterapia que deve ser indicada e feita por um médico que tenha avaliado todo seu histórico e situações clínicas, bem como exames laboratoriais ou clínicos, na clínica em Maceió. 

As ondas de choque para tratamento da dor não é invasivo e é considerado indolor, com alguns casos de maior sensibilidade da região. Nesses casos, uma pomada anestésica é aplicada para diminuir o desconforto do paciente durante o tratamento e aplicação das ondas de choque.


A aplicação das ondas de choque é um procedimento tranquilo para o paciente, que permanece deitado confortavelmente. A aplicação é feita na pele, com um gel e a região a ser atingida deve ser acessada com facilidade pelo profissional a aplicar o procedimento. O aparelho que emite as ondas de choque é passado na área a ser tratada, recebendo as ondas de choque - que são absorvidas e penetradas além da pele. 

 

É importante que seu médico ortopedista possa avaliar e indicar o tempo de cada aplicação bem como a recorrência do tratamento - podendo durar as sessões necessárias para alívio do paciente. As sessões também podem ser aumentadas de acordo com a resposta do paciente e necessidade avaliada pelo médico ortopedista até o total reparo da lesão e o cessar da dor do paciente.
Após o procedimento de ondas de choque para dor, o paciente pode levar uma vida normal, sem contra indicações ou restrições, além do que o seu médico recomendar com relação ao tratamento como um todo.

O paciente não deve se automedicar e indicamos que a consulta médica seja feita primordialmente, assim que qualquer tipo de dor aguda apareça.

 

O tratamento para dores crônicas é eficiente, mas é indicado que exames e consultas de rotina sejam feitos para evitar o aparecimento de lesões. 

O médico ortopedista deve ser acionado para que o paciente passe sempre por avaliação e diagnósticos precisos e corretos, evitando piora nos casos de dores. As dores agudas não tratadas podem se tornar dores crônicas e, por isso, ao sinal de algo errado com seu corpo, consulte-se com seu médico ortopedista em Maceió.

Clique aqui e agende a sua consulta

bottom of page