top of page
Ombro - Clínica fipi

Ombro

Tratamento de ombro - Clínica fipi

Faça sua consulta médica com seu ortopedista em Maceió

O ombro é uma articulação do corpo humano muito utilizada e exigida - ainda que o paciente não pratique esportes de alto impacto, e mais ainda caso pratique.

É um dos maiores motivos de procura por ajuda aos ortopedistas e é considerada uma dor crônica muito comum. 

Além de ser uma articulação muito exigida, há um fator que aumenta ainda mais as dores dos ombros: nosso estilo de vida atual. Celulares, computadores, má postura e o sedentarismos são fatores decisivos quando se fala de dores articulares e é possível que muitas pessoas sofram com essa dor.
O desgaste natural da articulação também acontece, mas pode ser cuidado, minimizado e até evitado com a orientação correta.
Dores aguda ou dores crônicas podem acontecer - repentinamente ou uma dor no ombro que perdura - e devem ser investigadas em consulta médica o mais cedo possível já que esta também uma dor que pode afetar outras regiões em sua periferia. Dores no ombro podem refletir em dores nos cotovelos, dores nas costas ou dores no pescoço. 

 

As causas das dores no ombro podem ter diversas causas, como: 

- dores no ombro por lesão no manguito rotador

- dores que refletem de problemas periféricos, em outros locais e refletem no ombro

- dores degenerativas, como artrite, por exemplo

- dores no ombro advinda de hábitos ou distúrbios ergonômicos, como as dores causadas por movimentos repetitivos ou má postura

- dores no ombro pela prática esportiva excessiva ou incorreta

- dores no ombro pela inflamação

É importante lembrar que sem uma consulta médica para avaliação da dor no ombro é impossível ter um diagnóstico correto e certo, uma vez que as irradiações e desgastes são complexos e podem precisar de exames para avaliação profunda e correta caso a caso.
O tempo, mais uma vez, é imprescindível para que o tratamento seja aplicado no momento correto, evitando que as lesões aumentem, irradiem ou tornem-se crônicas - e isso acontece após 3 meses com a mesma dor no ombro. 

Os médicos especialistas em dores no ombro estão habilitados e têm experiência na avaliação clínica, bem como dos exames como radiografia, ultrassonografia, tomografia ou termografia, além de cirurgias indicadas. para diagnosticar e tratar sua dor no ombro e demais dores que podem ter sido adquiridas após a frequência da dor crônica no ombro. 


As dores crônicas exigem uma avaliação mais profunda e específica para um diagnóstico e tratamento da dor. Porém as dores traumáticas - chamadas agudas - podem ser feitas de maneira mais rápida e precisa, já que a causa é identificada claramente, pois ocorre após um trauma ou movimento e a dor no ombro aparece imediatamente.
Alguns tratamentos mais superficiais também podem ser recomendados nesse caso, mas é importante que sejam feitos em consultas médicas com o ortopedista de sua confiança. As orientações médicas devem ser seguidas também em casos de trauma pois é importante lembrar que sempre que uma dor aguda não é tratada corretamente, a dor crônica poderá aparecer dentro de algum tempo.

O médico poderá orientar o paciente com dor no ombro de maneira multidisciplinar com tratamentos que envolvam:
- acupuntura

- fisioterapia
- laser
- radiofrequência
- uso de analgésicos
- infiltrações

É importante que todas as possibilidades sejam avaliadas pelo médico ortopedista em consultas clínicas e que suas indicações médicas sejam seguidas à risca, evitando cirurgias ou, ao contrário disso, partindo justamente para a cirurgia do ombro como primeira opção, em caso de traumas, o que evitará problemas ainda mais graves ou permanentes.

Tratamento de ombro - Clínica fipi

Também vale dizer que a prevenção é uma forma eficaz para minimizar os riscos de dores nos ombros com alguns fatores de vida mais saudável. Evitar os excessos, comer melhor e praticar exercícios constantemente podem reduzir os riscos inflamatórios naturais do corpo humano.

 

Exercite-se e fortaleça seus músculos do ombro.
Alongue-se e evite a mesma posição por muito tempo, faça pausas.
Cuidado com o celular, ele também é o vilão responsável por muitas dores no ombro. 

Nunca abra mão de uma consulta médica com ortopedista especializado em Maceió - ele pode ajudá-lo a evitar movimentos e hábitos errados, além de auxiliar com a saúde do seu corpo, articulações e ossos.

Clique aqui e agende a sua consulta

bottom of page