top of page
Fascite Plantar - Clínica fipi

Fascite plantar

Tratamento de fascite plantar - Clínica fipi

Fascite plantar o que é?

A fascite plantar é muito comum e se parece muito com apenas “uma dor comum” e muitas vezes passível de ser suportada e o fato de conviver com ela “normalmente” a torna uma dor crônica muito presente. Mas trata-se de uma inflamação do calcanhar. Uma área, chamada fáscia plantar, bem na sola dos pés, é a parte do seu pé que liga o calcanhar aos dedos, é a área responsável também por dar estabilidade e equilíbrio quando você está de pé - essa área é o que, na fasceíte plantar, encontra-se inflamada.

A fascite plantar acontece simplesmente pelo aumento de tensão nessa área e essa tensão pode ser o sintoma de diversas causas como:
- idade

- alguns exercícios físicos
- pés chatos, cavos ou com algum problema de formação 

- algumas atividades profissionais, que deixam o paciente muito de pé

- obesidade

- calçados ruins ou que não se adaptam bem ao formato dos seus pés

- atividades que tencionem o tendão de aquiles

A partir desses fatores de risco, após a queixa da dor, os médicos avaliam seu estilo de vida, profissão, estrutura óssea, hábitos, etc. Tudo para detectar se você está sofrendo de fascite plantar.
Alguns sintomas são mais comuns e podem indicar, diretamente, o problema. Mas vale dizer que é muito importante consultar seu médico, ser avaliado e diagnosticado corretamente por um ortopedista especialista e, claro, tratado com o método adequado para você e seu estilo de vida.

Alguns dos sintomas de fascite plantar que não devem ser ignorados, são:

 

- queimação na sola do pé

- dor na sola do pé

- rigidez na sola do pé

- dores mais intensas de manhã, nos primeiros momentos em que se coloca os pés no chão para caminhar

- dores após passar um período em pé

- dores para subir escadas

- dor específica após a prática de atividade física

- inchaço ou vermelhidão

sensibilidade nas solas dos pés

Fascite Plantar Tratamento - Clínica fipi

É importante perceber que a dor, no geral, aparece de uma forma mais leve e vai se intensificando. Porém, ela pode ser aguda se a atividade física for intensa ou se exigir demais dos seus pés, ficando muito tempo de pé - nesses casos a dor da fascite plantar pode aparecer de uma hora para outra. 

Por essa razão, a consulta médica com um ortopedista deve ser considerada ao sinal de pequenos incômodos. Para que dessa forma, o médico esteja apto a inspecionar e diagnosticar solicitando os exames corretos e já orientando o paciente sobre as melhores recomendações a partir do primeiro contato - evitando a piora e agravamento do quadro. É importante que o seu médico de confiança seja acionado para orientar sobre as medicações corretas, procedimentos para a sua qualidade de vida no dia a dia, tratamentos auxiliares e, se for o caso, até mesmo da indicação de uma cirurgia, para casos mais graves e desenvolvidos.

A fascite pode - e deve - ser prevenida

Para que você evite desenvolver o quadro de fascite plantar, é importante que mantenha suas consultas em dia, prevenindo-se de qualquer tipo de problema, principalmente se você apresenta algum dos fatores de risco citados mais cedo.
Mas além disso, hábitos melhores podem ajudar a desenvolver sua qualidade de vida e evitar muitos problemas físicos, como a fascite plantar.
- exercite-se regularmente

- use sapatos adequados para os seus pés e para a atividade que você vai realizar 

- alongue-se sempre, principalmente na região do tornozelo, batata da perna e pés

- proteja seus tornozelos durante a prática esportiva 

- utilize palmilhas ortopédicas adequadas 

- coma melhor e mais saudável e tente manter seu peso dentro do que sua estrutura suporta mais facilmente

É muito importante lembrar que buscar o seu médico de confiança é sempre a melhor opção pois, uma vez que você se esforce para evitar a dor, pode causar ainda, outros problemas nos tornozelos, joelhos, quadril e coluna, compensando ou alterando os seus movimentos.
Consulte-se regularmente e procure seu médico para um atendimento direcionado e especializado.

Clique aqui e agende a sua consulta

bottom of page